As lavouras de soja de Palotina, no oeste do Paraná, têm recebido chuvas pontuais nos últimos dias. Os volumes, no entanto, não são grandes. Segundo o engenheiro agrônomo da cooperativa C.Vale Alexandre Garcez, apesar da estiagem, as lavouras se desenvolvem normalmente. A área é estimada em 45 mil hectares e, por enquanto, não se fala em perdas.
Segundo a cooperativa, até o momento, 65% das lavouras estão em boas condições, 25% em condições regulares e 10% em situação ruim.
“Estas ruins, foram replantadas ou foram áreas mexidas durante o desenvolvimento.” Entre 80% e 85% das plantas estão em desenvolvimento vegetativo e o restante inicia a fase de enchimento de grãos.
A meteorologia indica bons volumes de chuvas sobre o Paraná nesta semana. Conforme Garcez, caso se confirmem, as precipitações serão positivas. A colheita da safra, “neste ano atípico deve acontecer a partir de 15 de fevereiro.” O normal é começar no final de janeiro.
Segundo o Deral, a produção da safra de soja em todo o estado, em 2020/2021, deve chegar a 20,467 milhões de toneladas, contra 20,752 milhões de toneladas da safra anterior, com uma queda de 1%. A produtividade média foi estimada em 3.681 quilos por hectare, abaixo dos 3.792 quilos registrados na última safra.