As chuvas fortes previstas para esta terça-feira na região Sul, se confirmaram. Elas devem afetar principalmente os municípios localizados na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Na quarta-feira a previsão se repete a chance de volumes ainda maiores cresce. O Restante do país segue a previsão de tempo seco.
As chuvas previstas para esta terça-feira se confirmaram e afetam o norte do Rio Grande do Sul, toda Santa Catarina e sul do Paraná. Há boa chance de transtornos e temporais nas áreas afetadas. Os maiores volumes acontecem em Erechim- RS (com 25 mm), Chapecó-SC (com 20 mm) e Palmas-PR com até 60 mm.
PUBLICIDADE
Na quarta-feira a situação persiste, com a diferença de que no Rio Grande do Sul as chuvas passam a afetar quase todo o estado, exceto no extremo sul do estado. O epicentro das instabilidades continua na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Lá os temporais podem trazer prejuízos. Próximo a Erechim (RS), em poucas horas, são esperados mais de 50 mm acumulados, a mesma quantidade que pode cair em Lages (SC).
No Sudeste deve predominar o tempo seco, exceto em uma pequena parte do sul de São Paulo, próximo a Iguape, que pode ter garoas.
Na quarta-feira nada muda em relação ao dia anterior, nem mesmo a chance de chuvas isoladas próximas a Iguape, que não chegam a ter nem 1 mm.
Na terça-feira, o ar seco ainda predomina em grande parte do Centro-Oeste. Apenas na metade sul de Mato Grosso do Sul é que pode chover, por causa de instabilidades vindas do Paraguai. Nestas áreas o sol aparece pouco e a chuva pode acontecer a qualquer momento. Nas outras áreas da Região, sol e tempo seco. As temperaturas ficam altas à tarde, a umidade cai e o potencial para queimadas aumenta.
A quarta-feira será mais um dia de tempo seco e com temperaturas elevadas pelo Centro-Oeste. O sol aparece em todos os estados, entre poucas nuvens, o que favorece o declínio da umidade relativa do ar nas horas mais quentes do dia. Atenção principalmente para Goiás e Mato Grosso que devem registrar os menores valores de umidade.
O oeste da Bahia segue sem previsão de chuvas nesta terça. No Piauí as instabilidades devem ficar restritas a parte norte do estado e de maneira manchada. O mesmo acontece no Maranhão, garoas isoladas no extremo norte do estado, mas com boas chuvas de 30 mm em Chapadinha.
Na quarta-feira nada muda para a Bahia que segue com tempo seco na parte oeste. No Piauí as chuvas seguem estacionadas na parte norte, com no máximo 5 mm em Esperantina. E No Maranhão, são esperados no máximo garoas.
Na terça-feira o destaque é a chuva volumosa em áreas do extremo norte da região. Atenção para chuva intensa entre Roraima e Amapá, onde instabilidades tropicais favorecem a formação de nuvens carregadas. Nas demais áreas, o tempo abafado predomina, e a chance de chuva se concentra ao final do dia, de forma isolada e passageira, exceto entre leste do Acre, Rondônia, sul do Pará e Tocantins, onde o tempo firme predomina.
Na quarta-feira o ar seco garante o sol e poucas nuvens em Tocantins, no Acre e em Rondônia. Todos os outros estados da região seguem com o tempo instável, com pancadas de chuva que podem ocorrer a qualquer momento e acompanhadas por trovoadas. A sensação de tempo abafado persiste mesmo onde há condições para chuva. Mais uma vez atenção voltada aos estados de Roraima e do Amapá onde a chuva é volumosa.