Depois de um fim de semana chuvoso em vários estados do país, a semana começa com uma trégua, curta, é verdade. Nesta segunda a previsão para boa parte do país é de tempo seco. Na terça-feira, o Sul do país já tem previsão de chuvas nos três estados e até temporais. Confira abaixo a previsão do tempo completa! As informações e mapas meteorológicos são da Somar Meteorologia e do Inmet.
A semana começa com a previsão de poucas e localizadas instabilidades. Os mapas indicam que somente o norte do Rio Grande do Sul e uma parte do sul de Santa Catarina devem registrar chuvas. Em Erechim (RS) os acumulados não passados dos 2 mm, assim como em Lages não deve chover mais do que 4 mm. O restante da região terá tempo seco.
PUBLICIDADE
Na terça-feira um sistema de baixa pressão vindo do Paraguai traz chuvas volumosas para os três estados. No Rio Grande do Sul os maiores acumulados acontecem na parte norte do estado e Erechim pode registrar mais de 20 mm de instabilidades. Em Santa Catarina as chuvas afetam todo o estado, mas com maior intensidade na parte oeste, tanto que Chapecó deve enfrentar temporais com até 50 mm acumulados. No Paraná as precipitações mais volumosas estão previstas para acontecer na parte sul, próximo a Palmas, que deve receber mais de 25 mm acumulados.
No Sudeste a segunda e a terça-feira prometem ser de tempo firme e seco tanto nas lavouras de São Paulo, quanto nas de Minas Gerais.
Na segunda-feira, o tempo fica cada vez mais firme sobre o Centro-Oeste, embora o frio da manhã aumente um pouco sobre o sul de Mato Grosso do Sul. Trata-se de uma grande massa de ar seco que inibe a formação de nuvens carregadas e garante maior amplitude térmica. Ou seja, durante a tarde a temperatura sobe e a umidade relativa do ar cai mais um pouco.
Na terça-feira, o ar seco ainda predomina no Centro-Oeste. As temperaturas ficam altas à tarde, a umidade cai e o potencial para queimadas aumenta.
A segunda-feira não deve ter chuvas para a parte oeste da Bahia. NO Piauí as chuvas serão pontuais e devem afetar uma pequena parte do norte do estado, como em Teresina, com apenas 2 mm. No Maranhão as instabilidades também devem afetar apenas uma pequena parte do mapa, ali no nordeste do estado, próximo a Chapadinha, com 1 mm.
Na terça-feira nada muda para a Bahia e o tempo segue seco. Já no Piauí as poucas chuvas que afetam alguns municípios, agora se espalham por todo o norte do estado. Em Piripiri (PI) os acumulados chegam a 15 mm. No Maranhão a mesma coisa acontece, as chuvas se espalham pelo norte e trazem chuvas mais volumosas para o norte do estado.
Na segunda-feira, o tempo abre mais no centro e sul da Região Norte e as chuvas prosseguem nas áreas mais ao norte, em especial sobre Roraima. Atenção também à umidade, que favorece formação de névoa entre o Acre e o Amazonas. No Tocantins, Rondônia e sul do Pará, há maior amplitude térmica e os índices de umidade relativa do ar ficam mais baixos no período da tarde.
Na terça-feira, sem grandes mudanças no tempo. Atenção para chuva intensa entre Roraima e Amapá, onde instabilidades tropicais favorecem a formação de nuvens carregadas. Nas demais áreas, o tempo abafado predomina, e a chance de chuva se concentra ao final do dia, de forma isolada e passageira, exceto entre leste do Acre, Rondônia, sul do Pará e Tocantins, onde o tempo firme predomina.