As chuvas que já vinham ganhando força no país, principalmente na parte Sul e Sudeste, devem atingir o seu auge na sexta-feira. Há chance para temporais no Rio Grande do Sul. No Sudeste as instabilidades ainda persistem nos próximos dias, mas com menor intensidade. Já as áreas agrícolas do Nordeste devem ter dias de tempos mais seco. Confira abaixo a previsão do tempo completa! As informações e mapas meteorológicos são da Somar Meteorologia e do Inmet.
PUBLICIDADE
Como previsto, a quinta-feira começa bastante chuvosa para boa parte do Sul do país. O Paraná recebe chuvas generalizadas em todo o estado, os maiores acumulados acontecem na parte oeste do estado, alí próximo a Cafelândia, com até 40 mm. Em Santa Catarina as chuvas ficam restritas a parte oeste e central do estado, apesar desta previsão de um dia bastante nublado e com garoas, os acumulados não passam dos 2 mm. No Rio Grande do Sul as chuvas afetam apenas uma parte da região norte do estado, ali próximo a Erechim, com volumes inferiores a 1 mm. As menores temperaturas podem acontecer próximo a Ibirubá (RS), com 7°C.
Na sexta-feira, as chuvas que antes afetavam parte da região Sul, devem se espalhar e levar instabilidades para todos os estados e municípios agrícolas. Segundo os mapas do Inmet, o Rio Grande do Sul pode enfrentar verdadeiros temporais devido o excesso de precipitações. Alegrete, por exemplo, deve registrar temporais com até 60 mm acumulados. Em Santa Catarina as chuvas mais volumosas são esperadas para a parte oeste do estado, com até 20 mm. No Paraná, as chuvas só dão trégua no extremo norte, ali próximo a Paranapoema. O restante do estado terá chuvas com até 20 mm acumulados.
Segundo a Somar Meteorologia, não se descarta a chance para temporais, acompanhados por forte ventania e trovoadas. Atenção mais que redobrada para o risco de transtornos como alagamentos, queda de árvores e deslizamentos de terra.
A quinta-feira ainda será marcada por chuvas quase generalizadas nas áreas agrícolas de São Paulo. Os volumes, no entanto, não serão grandes. Enquanto isso, Minas Gerais segue com tempo seco em quase todo o estado. A exceção é o extremo sul, próximo a Caldas, que deve registrar algumas garoas leves.
Na sexta-feira as chuvas se concentram mais no centro e sul de São Paulo. Em Itapeva os acumulados não passam dos 5 mm. Em MInas Gerais há chance de garoas no extremo sul do estado.
Segundo a Somar, as temperaturas seguem em declínio sobre todo o Sudeste, devido aos ventos mais frios que sopram de sul.
Na quinta-feira, o tempo volta a mudar novamente sobre o Centro-Oeste. Há formação de nuvens carregadas e pancadas de chuva na região centro-sul de Mato Grosso do Sul. O dia fica mais encoberto e com chuva que varia de fraca a moderada intensidade. Chove também no norte de Mato Grosso, onde o dia começa com previsão para nevoeiro em grande parte do estado. Já nas demais regiões do Centro-Oeste, a persistência de uma massa de ar mais seco garante um dia com predomínio de sol e tempo firme, mas com temperaturas em declínio.
Na sexta-feira, o intenso sistema de baixa pressão atmosférica sobre a Argentina, agora dá origem à uma nova frente fria, que provoca fortes vendavais em Mato Grosso do Sul e chuva na metade sul do estado. Apesar de não ser volumosa, a chuva vem acompanhada por trovoadas, não se descartando o risco para temporais localizados.Segue chovendo também no norte e noroeste de Mato Grosso, enquanto nas demais áreas do Centro-Oeste, sol e tempo firme predominam.
Não há previsão de chuvas para o oeste da Bahia nesta quinta-feira. No Piauí há chance de algumas precipitações no sul do estado, próximo a Caracol, com até 12 mm. No Maranhão as instabilidades se concentram na parte central do estado, com acumulados de até 17 mm.
Na sexta-feira as poucas chuvas se afastam da região Nordeste e agora tanto a Bahia, quanto o Piauí e o Maranhão devem ter um dia mais seco.
A quinta-feira começa com previsão de nevoeiro entre Rondônia, Acre, Amazonas e Pará. A condição para chuva se mantém sobre grande parte da região Norte do Brasil, mas que ainda ocorre de maneira pontual, entre o período da tarde e noite. Uma massa de ar seco garante mais um dia com tempo firme entre o sul de Rondônia, e sul e leste do Tocantins. Atenção para os baixos índices de umidade relativa do ar nestas áreas.
Na sexta-feira, o dia começa novamente com chance para nevoeiro entre Rondônia Acre e Amazonas. Volta a chover sobre todo o estado de Rondônia, por conta da combinação entre calor, e instabilidades que atuam em níveis mais altos da atmosfera. Chove também em grande parte da região Norte do Brasil, especialmente devido à combinação entre calor e umidade. Tempo segue firme no sul e leste do Tocantins.